segunda-feira, 25 de junho de 2007

Hamster

FILO: Chordata


CLASSE: Mammalia
Sub-Filo: Vertebrados
Ordem: Rodentia


Família: Muridae
Sub-Família: Cricetinae
Espécies mais comuns em cativeiro: Hamster Sírio (Mesocricetus Auratus); Hamster Anão Russo Campbells (Phodopus Sungoris Campbelli); Hamster Anão Russo Branco Invernal (Phodopus Sungoris Sungoris); Hamster Chinês (Cricetulus Griseus); Hamster Roborovski (Phodopus Roborovskii).


Os hamsters são pequenos roedores e a maioria das espécies são estritamente noturnos durante os meses de verão, dormindo durante o dia, quando a temperatura está mais elevada, e iniciando seu período de atividade ao entardecer, quando a temperatura diminui. Assim como os outros animais de sua Ordem, possui dentes de crescimento contínuo, que precisam ser constantemente desgastados. Em geral, os roedores desgastam os dentes roendo alimentos. Existêm várias espécies de hamster e grande diversidade de formas e tamanhos.

A maioria das espécies de hamster habita regiões semi-desérticas, vivendo em galerias subterrâneas. Algumas espécies cavam suas próprias galerias outras, vivem em velhas galerias abandonadas por outros pequenos animais. Estas galerias possuem vários túneis e compartimentos, usados para guardar comida, alojar os filhotes e para dormir.

O sentido mais apurado dos hamsters é a audição, seguida pelo olfato. A visão é pouco desenvolvida. A maioria dos hamsters possui bochechas que podem se expandir para carregar alimento e forração para o ninho. Por ter hábitos noturnos, o hamster utiliza seus finos e longos bigodes para perceber os obstáculos.

O hamster utiliza suas patas dianteiras para segurar o alimento e levá-lo à boca e para encher suas bochechas. Possui 5 dedos nas patas traseiras.

Apenas 4 espécies de hamster são mantidas atualmente como animais de estimação, o que é uma parte bem reduzida da família Cricetidae. Em muitos países, o hamster é um dos animais de estimação mais populares, vindo logo depois dos cães e gatos.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Nenhum comentário: