segunda-feira, 25 de junho de 2007

Essa postagem é em homenagem a Bruna que gosta muito de leões

O Leão (Panthera leo) é um grande felino, originalmente encontrado na Europa, Ásia e África. Tais felinos possuem coloração variável, entre o amarelo-claro e o marrom-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um tufo de pêlos negros e machos com uma longa juba. Há ainda uma raridade genética de leões brancos, que, apesar de sua linda aparência, apresentam dificuldades de sobrevivência por se destacarem nas savanas ou selvas, logo, tendo imensas dificuldades de caça. São exclusivos da reserva de Timbavati.

Os leões vivem especialmente nas savanas, onde caçam principalmente grandes mamíferos, como antílopes, zebras e javalis, entretanto um grupo pode abater um elefante que esteja só. Também é freqüente o confronto com hienas, estando estas em bandos ou não, por disputa de território.

O leão é apelidado o rei dos animais por sua imponência, força e bravura. São os únicos felinos sociáveis do mundo, um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, e é composto por maioria de fêmeas.




Nome popular: Leão

Nome Científico: Panthera leo

Distribuição geográfica: África, pequena porção na Índia, Bálcãs e Grécia

Habitat natural: Savana

Hábitos alimentares: é carnívoro. Geralmente as fêmeas caçam e alimentam todo o grupo, mas o macho costuma ser o primeiro a se alimentar. Depois que ele estiver satisfeito, as leoas e os filhotes têm o direito de comer.

Tamanho: 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura

Peso: em média 250 kg

Período de gestação: De 102 a 113 dias

Número de filhotes: De 2 a 3

Tempo médio de vida: 20 anos

Um comentário:

clara disse...

Meu Irmão!
Esse documentário sobre Leões ficou d+!!
Eu adoro leões mais...Adoro panteras também!sabe... eu adoro todos os bichos existentes...
porque eles tem uma capacidade enorme, como: o cão= companheiro,
o macaco= faz a gente rir...
então todos eles são especiais!!!!